Osu e Onegaishimasu

07:36


Dois karatekas em seiza, de costas e de quimono, usando faixas laranjas. A foto mostra dos glúteos até metade das costas. Na foto está escrito em nanquim Osu e Onegaishimasu.

Geralmente ao adentrarmos um dojo, uma das primeiras frases que escutamos é "Osu"  (pronunciado "Oss") dito com total vigor. Mas o que seria isso? Vamos descobrir um pouco do que vem a ser o Oss que tantos praticantes de lutas e artes marciais dizem várias vezes em seus dojo.

Essa expressão traduz um sentimento, uma força, para realizar algo ou para acatar uma decisão. Não pode ser realizada de qualquer forma - assim como o kiai marcial, que tem de ser executado com total contração do abdômen, trazendo toda a energia centrada no Hara ou Seika Tanden reproduzindo-o de forma vigorosa -, ao dizer Oss não pode ser diferente. Geralmente traduzido como "Suportar a pressão", ao dizer Oss, o praticante se coloca em uma posição onde está pronto para realizar qualquer tarefa. Logo há outros significados como: "estou pronto, entendido, eu farei, conte comigo".

Nesse sentido, o praticante assume a responsabilidade e o peso de falar Oss, estando pronto para cumprir com sua palavra e suas obrigações. Não somente isso, porque essa expressão pode ser dita também em alguns outros momentos que não exigem tamanha devoção e compromisso, como por exemplo: "bom dia, boa tarde, boa noite, como vai, tudo bem, e etc." Mas como assim? Sendo dito de tal forma ele toma qualquer sentido. Vejamos o porquê:

A Origem do Osu!

Mikasa, um dos navios mais poderosos do Japão, em 1905

Essa expressão ao contrário do que muitos pensam não veio do berço do karatê, Okinawa. E também não é comumente utilizada por lá. Então, de onde veio? Os primeiros indícios de sua utilização se dá na Marinha Imperial Japonesa, por volta do inicio do século XX, ganhando um sentindo de utilização militar. Curiosamente muitos japoneses também desconhecem a origem dessa palavra tão emblemática para o karatê.

Quando pensamos na palavra Oss logo pensamos em alguns estilos que mais fazem uso dessa palavra, como por exemplo o Kyokushin. Nesse estilo, o emprego dessa palavra se remete ao esforço em se superar, em assumir uma condição de não comodismo. Ao dizer Oss com o vigor que essa pronúncia exige, o praticante se dispõe a superar suas dificuldades físicas e mentais para alcançar os seus objetivos ou para cumprir com as tarefas que a ele foram direcionadas. Osu pode ser traduzido como "importância do esforço", "atitude positiva constante", "não mostrar sofrimento". Para o karatê Kyokushin essa é a palavra que remete ao seu próprio espírito, a sua própria atitude de não render-se as adversidades.

Osu é uma abreviação da palavra Onegaishimasu que significa "por favor", "conceda-me o prazer", "faça o favor", na forma mais formal de ser dita. Segundo o Dr. Mizutani, professor de linguística da Universidade de Nagoya, sendo considerado um "especialista em linguística", notou em seu trabalho que os mais jovens não se preocupavam em falar de maneira mais completa ou polida palavras como: Ohayou gozaimasu, Onegaishimasu, tendendo cada vez mais a contraí-las em uma expressão mais curta e mais fácil de se dizer. A partir daí podemos ver se formar a palavra Osu! Por exemplo, Ohayou gozaimasu se contraí da seguinte forma "Ohayossu!", "Ohayoosu!", "Oossu!" ou simplesmente "Osu!", em igual forma acontece com o uso do Onegaishimasu.

Osu é uma colocação muito masculina, logo não é adequado ser dito por mulheres, por ser uma palavra muito áspera e, principalmente, se você for a um dojo tradicional japonês, não pronuncie essa palavra a menos que o sensei ou senpai exija que seja dito. Por isso, devemos tomar cuidado, pois também não deve ser dito a uma pessoa mais velha ou mais graduada que você, por ser considerado um ato desrespeitoso no Japão. Mas, o que dizer para substituir o Osu,  já que não é adequado dizer a qualquer hora? Na dúvida diga Hai, que é uma afirmação, é uma assertiva que pode significar "sim, entendido, eu farei". Logo não trará maiores complicações. Essa expressão é muito utilizada por praticantes de Okinawa Karatê. Em alguns dojos tradicionais de Okinawa, não se fala Osu e sim Onegaishimasu, por conta da conotação militar, já que Okinawa sofreu nas mãos do Japão durante a 2ª Guerra Mundial.

Osu assume diversos significados e representa diversas atitudes, principalmente nas artes marciais orientais, na qual é empregado com maior frequência. Não existe uma hora certa de se dizer, mas o importante é pensar no sentido que você dá a ela e a forma como pronúncia muda de acordo com a situação, sendo mais relaxada ou descontraída como em um "bom dia, boa tarde e boa noite, olá", ou mais formal, mais firme como ao dizer que entendeu algo ou que fará algo. É o praticante marcial que decide qual o sentido do Osu e qual o melhor momento para se dizer.

Osu!!

Referências:
http://www.karatebyjesse.com/meaning-oss-osu-japanese/
https://www.jiujitsutimes.com/the-meaning-of-oss-or-osu/
http://onegai-blog.blogspot.com.br/2009/03/expressao-oss.html
http://shotokansorocaba.blogspot.com.br/2013/06/a-origem-de-osu.html
 
Ao lado esquerdo tem uma foto de Wellington vestindo quimono branco. Do lado direito está escrito Wellington Serri, educador físico tem 22 anos é 3º dan em karatê estilo Shorin-ryu e 1º dan  em Kobudo. É professor de karatê e kobudo, gosta de filmes de artes marciais e animes.

Você pode gostar também

0 comentários

Citação

Está escrito com uma fonte tipo nanquim: Karatê é um estilo de vida. Essa frase é de Kenwa Mabumi

Fanpage

Dojo