Dojo Kun 道場訓

09:48

A imagem mostra um pergaminho amarelado no chão, cheio de kanjis (ideogramas japoneses ou chineses). No canto inferior direito está escrito Dojo Kun

Dojo kun - onde dojo significa "local onde se busca ou se pratica o caminho" e kun traduzido como "mandamentos/regras". O Dojo kun, é um conjunto de regras e mandamentos existentes em cada dojo com a finalidade de nortear o praticante por um caminho correto de esforço, sinceridade e respeito.
Não são apenas palavras vazias jogadas ao vento, pois ao serem ditas no início ou no final de um treino, o praticante deve ter em mente o compromisso que assume consigo mesmo de moldar seu caráter, fortalecer seu espírito, seu corpo e sua técnica e com o dojo e o sensei ao qual representa. Trata-se de um sentimento, de uma força canalizada para dentro de si, para que assim o praticante realmente viva aquilo que ele fala.
Foi compilado pelo Mestre Kanga Sakugawa, que foi discípulo de Peichin Takahara sensei um ex-samurai. Iniciou seu treinamento aos 17 anos e dado o seu desenvolvimento marcial, Sakugawa sensei passou a aprender a arte marcial dos templos shaolin da China sob a tutela do mestre Kushaku. Após anos de prática e combinando as técnicas e os ensinamentos de seus mestres, Sakugawa sensei atendeu ao pedido de Takahara sensei em seu leito de morte que era divulgar a prática do Te aos jovens de okinawa, não limitando a pessoas que pertenciam a famílias "ricas". Isso fez com que desenvolve-se o karatê. Inicialmente passou a ensinar o karatê ao ar livre, mas diferentemente das famílias burguesas de Okinawa, as quais ensinavam apenas aos seus próprios filhos, ele abriu a oportunidade a todos os jovens que dispunham interesse em aprender karatê. Como dentro das famílias o ensino da arte marcial não precisava dispor de regras explícitas, pois as crianças obedeciam seus pais de forma natural por serem sempre condicionadas a ter esse tipo de conduta, o mestre percebeu necessidade de se criar regras, um código de conduta para direcionar os jovens, pois se tratava da educação dos filhos de outras pessoas.
Ele listou cinco regras simples de fácil assimilação, sendo elas: 
1) Busque a perfeição;  2) Seja Fiel ao treinamento;  3) Esforce-se para fazer o seu melhor;  4) Respeite os mais novos e os mais velhos;  5) Abster-se de lutar.
Muitos podem não ver a profundidade que essas regras possuem e como elas estabelecem um código de conduta, mas o mestre ao colocá-las para que seus alunos as seguissem durante o treinamento e seu convívio social, trouxe o amadurecimento que eles precisavam. Deste ponto, viu-se a necessidade de empregá-las em todos os dojo de karatê.

Vamos fazer uma análise do Sakugawa Dojo Kun e compreender a profundidade de cada uma das regras.

Busque a perfeição: Quando se trata de artes marciais, a busca por um padrão de movimento perfeito e eficiente é constante, o que remete ao praticante horas de dedicação e disciplina no treinamento. Ao perceberem que este controle físico era alcançado, tudo dependia do seu controle psicológico também, pois este é o fator principal para o desenvolvimento de suas habilidades.

Seja fiel ao treinamento: No dojo esse princípio era dirigido a lealdade com o karatê e os praticantes eram encorajados a aplicá-lo em todos os aspectos de suas vidas, desde a forma de como tratar e agir com seus companheiros de treino e colegas de escolas, como ao seus familiares também.

Esforce-se para fazer o seu melhor: Remete ao pensamento de que todos deviam trabalhar duro no dojo, não fazer menos do que o seu melhor. Deveriam se esforçar para ter o domínio das técnicas e ensinamentos, devendo assim se esforçar na escola, no trabalho e em casa com seus afazes.

Respeite os mais novos e os mais velhos: Respeitar a todos como a si mesmo remete a importância do valor dos outros dentro do dojo. Ao trabalhar com aqueles acima e abaixo de você, verifica-se o quanto pode-se aprender com os demais.

Abster-se de lutar: Trata-se de um conceito que, na visão de Sakugawa sensei era imprescindível para o desenvolvimento espiritual e psicológico do praticante, pois lutar remetia a violência e isso era abominado por todos os mestres. Antigamente não existiam competições de luta (kumite) porque os mestres consideravam o karatê muito perigoso para ser usado para lutar. O mais próximo que Sakugawa sensei permitia era que seus alunos aprendessem técnicas de luta por meio do treinamento dois a dois através de técnicas diversas de defesas e ataques. As formas de competições hoje existentes são uma aversão a esse princípio e os mais antigos acredita que isso é uma ofensa ao que Sakugawa sensei ensinava.

O Dojo kun tem como base os princípios da filosofia do Bushido e do Zen budismo, com foco no desenvolvimento do caráter, da lealdade, da perseverança, da humildade, da sinceridade e do respeito. Por conta disso, foi espalhado a todos dojo existentes de karatê, trazendo o verdadeiro valor da prática. Com o passar do tempo, o dojo kun ganhou ainda mais força e foi passado a cada nova geração de karatecas, onde cada sensei responsável por algum dojo, criou a sua própria interpretação  não alterando os princípios que Sakugawa sensei passou com seu dojo kun inicial. Vejamos algumas:

Shorin-ryu - Okinawa Shorin-Ryu Karatê Do Jyureikan

Dojo kun - Hitotsu - Reisetsu wo omonjiru koto. Primeiramente - Respeito a todos e aperfeiçoar o caráter.  Hitotsu - Makoto no michi wo tsuranuku koto. Primeiramente - Ser verdadeiro e seguir o caminho com sinceridade.  Hitotsu - Kekki no yuu wo imashimeru koto. Primeiramente - Treinar com vigor e não ter espírito de agressão;  Hitotsu - Wagou no seishin. Primeiramente - Ter espírito de unidade e união.  Hitotsu - Nintai doryoku. Primeiramente - Ter espírito de perseverança.


Shotokan ryu - Gichin Funakoshi Sensei

Hitotsu - Jinkaku kansei ni tsutomuru koto. Primeiramente - Esforçar-se para a formação do caráter.  Hitotsu - Makoto no michi o omamuru koto. Primeiramente - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.  Hitotsu - Doryoku no senshin o yashinau koto. Primeiramente - Criar o intuito de esforço.  Hitotsu - Reigi o omonzuru koto. Primeiramente - Respeito acima de tudo.  Hitotsu - Kekki no yu o imashimuru koto. Primeiramente - Conter o espírito de agressão.


Goju ryu - Okinawan Traditional Goju ryu Karatê Association
Hitotsu Reigi O Omon Zuru Koto. Primeiramente - Respeite os outros.  Hitotsu Yuki O Yashinau Koto. Primeiramente - Seja corajoso.  Hitotsu Shinshin O Renmashi. Primeiramente - Treine sua mente e seu corpo.  Hitotsu Dento Karate O Mamoris Hibino Tanren O Okotarazu Tsune Ni Kenkyu Kufu O Suru Koto. Primeiramente - Pratique diariamente e proteja o karatê tradicional.  Goju Ryu Karate no Shinzui O Kiwameru Koto. Primeiramente - Esforce-se para ensinar a essência de Goju-Ryu.  Hitotsu Futofukutsu no Seishin O Yashinau Koto. Primeiramente - Nunca desista.


Kyokushinkai

Hitotsu - Ware ware wa shinshin o renmashi kakko fubatsu no shingi o kiwameru koto. Primeiramente - Treinaremos firmemente o nosso coração e o nosso corpo para termos um espírito inabalável.  Hitotsu - Ware ware wa bu no shinzui o kiwame ki ni hashi kanni binnaru koto. Primeiramente - Alimentaremos a verdadeira significação do Kyokushin karatê, para que no devido tempo os nossos sentidos possam atuar melhor.  Hitotsu - Ware ware wa shitsujitsu goken o motte jiko no seishin o kanyo suru koto. Primeiramente - Com verdadeiro vigor, procuraremos cultivar o espírito de abnegação.  Hitotsu - Ware ware wa reisetsu omonji chojo o keishi sobo no furumai o tsutsushimu koto. Primeiramente - Observaremos as regras de cortesia, respeito aos nossos superiores e de abstermos da violência.  Hitotsu - Ware ware wa shinbutsu o totobi kenjo no bitoku o waseruzaru koto. Primeiramente - Seguiremos o nosso "Deus" e externas verdades, jamais esqueceremos a verdadeira virtude da humildade.  Hitotsu - Ware ware wa chisei to tairyoku to o kojo sase koto ni nozonde ayamatazaru koto. Primeiramente - Olharemos para o alto, para a sabedoria e para o poder, não procuraremos outros desejos.  Hitotsu - Ware ware wa shogai no shugyo o karatê no michi ni tsuji kyokushin no michi o matto suru koto. Primeiramente - Toda a nossa vida, através da disciplina do kyokushin karatê, procuraremos preencher a verdadeira significação da filosofia da vida.


Em suma, cada mandamento é tratado como primeiro, pois todos assumem igual importância para a formação da boa conduta do praticante de Budo. O Dojo kun é o que norteia o praticante de karatê através da prática marcial como uma filosofia de vida, entender e prática requer uma grande disciplina. Sejamos nós os mantenedores desse espírito e desses valores, sejamos nós a geração que continuara esse grande trabalho de divulgação e transmissão dos valores conceituados para o karatê-do. Juntos somos mais fortes e conseguimos mudar, pouco que seja, a cabeça de crianças, jovens e adultos que passam a praticar o karatê-do como filosofia de vida.

Ganbarimashou!!

Referências:
http://www.kiyojuteryu.com/articles.php Sakugawa's Dojo Kun: The History of the Okinawan Code of Conduct by William Durbin, Soke of Kiyojute Ryu
http://www.otgka.co.uk/iogkf-dojo-kun.html
http://kyokushinkaikan.com.br/o-espirito-do-osu-e-o-juramento-do-dojo/

Ao lado esquerdo tem uma foto de Wellington vestindo quimono branco. Do lado direito está escrito Wellington Serri, educador físico tem 22 anos é 3º dan em karatê estilo Shorin-ryu e 1º dan  em Kobudo. É professor de karatê e kobudo, gosta de filmes de artes marciais e animes.

Você pode gostar também

0 comentários

Citação

Está escrito com uma fonte tipo nanquim: Karatê é um estilo de vida. Essa frase é de Kenwa Mabumi

Fanpage

Dojo