Budo Kaiso - Hierarquia Marcial

16:52

A foto mostra duas pessoas com quimono branco, ajoelhadas (a foto mostra até acima da cintura), elas estão amarrando suas faixas pretas. Tem cinco faixas pretas no chão de madeira lustrosa. No lado direito acima, está escrito hierarquia.

"Estar acima ou abaixo de alguém não determina algo pejorativo, e sim, seu grau de responsabilidade. No Budô a Hierarquia existe não para provar que um determinado praticante sabe mais ou menos, mas o quanto ele respeita esta ordem. O conceito sobre humildade é amplamente ensinado e testado constantemente e se um indivíduo não respeita a ordem de hierarquia, este não serve para um dia liderar sua arte.” Akira Saito

Hierarquia é definida por Johnson, citado no artigo de Wataru Kikuchi como sendo um sistema social no qual o poder é distribuído entre camadas diferentes, pouca ambiguidade havendo sobre quem tem autoridade sobre quem. Quanto mais hierárquico for um sistema, mais camadas ele terá e maior será a distância entre o topo e a base.

Quando falamos de hierarquia e, principalmente, o conceito de hierarquia que os japoneses fazem uso, estamos falando da organização de poderes e deveres que a sociedade assume em função do bem de todos. Esse conceito faz menção ao dever moral, de se por no seu devido lugar e respeitar os superiores e os mais velhos. Não é uma condição de imposição de poderes, mas o respeito pela posição do próximo. O que faz os japoneses serem tão disciplinados com a hierarquia no seu dia a dia é que, desde crianças, são condicionados pelos pais em casa a ter esse pensamento. Desde a maneira como falam com eles, a pedir licença para realizar alguma tarefa ou pedido, e claro a maneira de como se comportam na presença dos pais e demais membros da família ou amigos.

Como é explicado por Ruth Benedict na obra "O Crisântemo e a Espada" que a ordem e a hierarquia constituem os principais valores que formam a visão de mundo da sociedade japonesa. Em um de seus capítulos ela explica: "Ao procurarmos entender os japoneses deveríamos primeiro entender a sua visão de "assumir a posição devida". As sua confiança na ordem e na hierarquia e a nossa fé na liberdade e igualdade, situam-se a pólos de distância, sendo difícil para nós entender ou atribuir o real valor de hierarquia ao mecanismo social. A confiança dos japoneses na hierarquia é básica, pautada na relação global do homem com seu semelhante, e do homem para com o estado."

No Japão, existe a "Linguagem do respeito" onde uma palavra é dita de formas diferentes de acordo com a posição social de cada pessoa. Desde a forma de se sentar, de se curvar em respeito a outra pessoa e se ajoelhar é observado e praticado meticulosamente para que não seja entendido as suas atitudes de maneira desrespeitosa.

Nas artes marciais não é diferente, pois dentro de um dojo o praticante é ensinado desde cedo a agir com certa polidez e respeito a todos que lá estão. Por isso, são lhes ensinados os conceitos do Reigi saho, que se trata do conjunto de regras e etiqueta que o praticante deve aprender dentro do dojo. Vamos então a organização hierárquica, existente em um dojo de budo assim como veremos também a atribuição dos seus poderes e deveres.

Titulos e graduações

Para cada estilo de karatê existe um sistema de graduação que determina o grau de conhecimento e seu nível hierárquico dentro da escola. Os sistemas de graduação que as artes marciais nipônicas seguem são originadas do judô, pois foi com Jigoro Kano criador do judo que a ideia de dividir os praticantes por cores que determinariam o seu grau de conhecimento teve início. Ao abraçar essa ideia os mestres de karatê extinguiram o antigo sistema jodan, chudan e guedan, que separava os praticantes por tempo de prática havendo apenas a faixa branca, verde e a preta. Para tornar então mais atrativa a prática do karatê os mestres aderiram ao sistema de Kyu - faixas coloridas - e Dan - faixas pretas - criado pelo mestre Jigoro Kano. 

Sistemas de Graduação - Referencia por estilo

Um sistema de graduação determina a hierarquia de um dojo ou escola e cada estilo possui o seu próprio sistema de graduação, vamos visualizar aqui os sistemas de graduação que geralmente são utilizados pelos mais diversos estilos de karatê hoje existentes.
Como dito acima e, por influência do sistema de graduação do Judô criando pelo Sensei Jogoro Kano o karatê possui o sistema de Kyu / Dangai (faixas coloridas/sem Dan) e Dan/Yudansha (faixas pretas). Na hierarquia dos faixas pretas temos aqueles que são os Senpai (Faixa preta 1º e 2º Dan), os Sensei (Faixa preta 3º Dan e acima), mas como essa relação foi ocidentalizada praticamente em todos os dojo os faixas pretas são chamados de sensei, a partir disso temos as graduações dos metres que são chamados de Renshi - Shihan (Faixa Preta Shorin-ryu - Faixa Preta Shotokan - Faixa Preta e branca Goju-ryu IKGA 5º e 6º Dan), Kyoshi - Shihan (Faixa Coral vermelha e branca Shorin-ryu - Faixa preta Shotokan - Faixa Preta e Vermelha IKGA 7º e 8º Dan) e os Hanshi - Shihan (Faixa Vermelha Shorin-ryu e Goju-ryu IKGA - Faixa Preta Shotokan  9º e 10º Dan).
Veremos abaixo essa divisão das graduações no caso do estilo Shorin-ryu (no sistema Dangai) e dos estilos Shorin-ryu, Goju-ryu IKGA e Shotokan (no sistema Yudansha):

Sistema Dankyu

Dangai - Sem dan / faixas coloridas

7º Kyu - Faixa Branca, 6º Kyu - Faixa Amarela, 5º Kyu - Faixa Laranja, 4º Kyu - Faixa Azul, 3º Kyu - Faixa Verde, 2º Kyu - Faixa Roxa, 1º Kyu - Faixa Marrom

Dan / faixas pretas
A imagem mostra as faixas dos praticantes de karatê do Shotokan, Shorin-ryu e Goju-ryu IKGA do primeiro ao décimo Dan. As faixas pretas da Shotokan, do primeiro ao décimo dan são inteiramente pretas. Da Shorin-ryu, acrescenta-se uma faixinha branca na ponta da faixa preta de acordo com seu dan, do primeiro ao quinto. Então, se você é yon-dan, sua faixa preta terá quatro riscos brancos. No sexto dan, a faixa tem um risco branco um retangulo vermelho e outro risco branco. No sétimo e no oitavo dan, as faixas são listradas em vermelho e branco. No nono e décimo dan as faixas são inteiramente vermelhas. Na Goju-ryu IKGA do primeiro ao quinto dan, a faixa é preta. Se no quinto dan, o praticante se tornar Renshi Shihan, ou for sexto e sétimo dan, a faixa dele fica listrada vermelha e branca do lado de fora e do lado de dentro é preta. Se no sétimo dan, o praticante for Kyoshi Shihan, ou estar no oitavo dan, a faixa é listrada vermelha e preta do lado de fora e dentro é preta. No oitavo dan se o praticante for Hanshi Shihan ou nono dan, a faixa é vermelha por fora e preta por dentro. Se o praticante for décimo dan a faixa é inteiramente vermelha.

Chegamos então ao ponto alto da hierarquia Nippon Budo Kai (Artes Marciais Japonesas), a classificação dos mestres intitulado como "Menkyo Kaiden" (classificação por capacidade). Essas classificações são outorgadas aos praticantes mais experientes e que mais contribuem para a divulgação de sua respectiva arte marcial (karatê, judô, kyudo, kendo, etc.), sendo assim esse título não pode ser emitido por qualquer organização, pois apenas outros mestres já reconhecidos e certificados podem reconhecer o esses títulos a outra pessoa. Geralmente no Japão esses títulos são reconhecidos pela "All Japan Butoku Kai" (Federação de todas as artes marciais do Japão), ou pelo órgão máximo que administra sua arte marcial (de origem japonesa).

Shihan -  Composto por dois ideogramas Shi (Professor/Mestre) e Han (Exemplar/Bom exemplo). Geralmente reconhecido aqueles que dedicaram suas vias a divulgação da arte marcial, destacando-se por seu domínio técnico e moral no que se diz respeito a sua arte marcial. Geralmente reconhecido aos mestres 5º Dan acima de cada arte marcial japonesa.

Renshi -  Composto por dois ideogramas Ren (Polido) e Shi (Mestre/Professor). Traduzido como mestre polido, ou aquele que detém a naturalidade na aplicação das técnicas de sua arte marcial. São geralmente reconhecidos Renshi os mestres que alcançam o 5º Dan ou 6º Dan da hierarquia de sua arte marcial.

Kyoshi - Composto por dois ideogramas Kyo (Ensinar/Transmitir) e Shi (Mestre/Professor). Traduzido como "Mestre Sábio", aquele que além de possuir total controle sob as técnicas de sua arte marcial, também possui o conhecimento necessário para transmitir a filosofia dessa arte marcial, dando continuidade por meio dos seus alunos aos costumes e a tradição. Geralmente este título é outorgado aos mestres que possuem as graduações de 7º e 8º Dan.

Hanshi -  Composto por dois ideogramas Han (Exemplar / Bom exemplo) e Shi (Mestre / Professor). É traduzido como "Mestres dos mestres", último estágio da classificação dos mestres. Hanshi é a pessoa que compreendeu as técnicas e os ensinamentos do seu mestre e passou adiante, é aquele que com o tempo amadureceu e compreendeu os conceitos por trás da sua arte marcial. Geralmente é outorgado aos mestre que possuem as graduações de 9º e 10º Dan.

Respeite a hierarquia, respeite o sensei e os doushi (colegas de treino), um dojo cresce forte quando todos trabalham em conjunto assumindo seus devidos lugares em função do bem maior que é a continuação da transmissão da arte marcial, no Budo a hierarquia não ira determinar quem esta acima ou abaixo de alguém, mas o grau de responsabilidade que cada um assume dentro do dojo.

Gambarimashou minna-san!!!

Referências
KIKUCHI, Watakaru. Relações hierárquicas do Japão contemporâneo: Um estudo da consciência de hierarquia na sociedade Japonesa.
BENEDICT, Ruth. O Crisântemo e a Espada. São Paulo: Perspectiva, 1972 [1967].


Ao lado esquerdo tem uma foto de Wellington vestindo quimono branco. Do lado direito está escrito Wellington Serri, educador físico tem 22 anos é 3º dan em karatê estilo Shorin-ryu e 1º dan  em Kobudo. É professor de karatê e kobudo, gosta de filmes de artes marciais e animes.

Você pode gostar também

0 comentários

Citação

Está escrito com uma fonte tipo nanquim: Karatê é um estilo de vida. Essa frase é de Kenwa Mabumi

Fanpage

Dojo