Japan House

10:41


"O bambu não foi escolhido como símbolo do Japão. Ele é, porém, uma espécie de ingrediente secreto que se manifesta de diferentes formas no tecido cultural do país".

E finalmente depois de muita espera o Japan House foi inaugurado no dia 6 de maio, último sábado na Avenida Paulista (perto do Metrô Brigadeiro) com o objetivo de difundir a cultura japonesa por três cidades escolhidas pelo governo japonês: Los Angeles, Londres e São Paulo. O espaço é muito receptivo e aconchegante, no qual os visitantes terão acesso a exposições, workshops, palestras, shows, artes, gastronomia, estudos acadêmicos e muitas outras opções de conhecimento e entretenimento. Realmente um prato cheio para quem gosta de cultura japonesa, por isso o Além do Tatame foi conferir de perto.


O espaço possui três andares e é muito bonito, bem iluminado, com bastante janelas, cobogós brancos e uma decoração minimalista. No primeiro andar fica parte da exposição, tem a cafeteria Imi Café (com lindos doces e chás japoneses e também comidas brasileiras), biblioteca (os livros não podem ser retirados, apenas consultados no local) com um espaço para leitura e algumas lojas que vendem produtos japoneses.


O segundo andar possui salas para seminários e uma loja de furoshiki, que vende tecidos utilizados em embalagens e bolsas. O terceiro andar fica a segunda parte da exposição, um terraço e o restaurante Junji Sakamoto (o qual estava com uma fila de espera enorme!). Todos os funcionários e seguranças foram muito respeitosos e bem informados. Também é permitido tirar fotos com o celular e câmeras profissionais.


A exposição principal é a "Bambu - Histórias de um Japão", na qual mostra a utilização do bambu na criação dos mais diversos objetos como utensílios de cozinha, cestas, artes e até na shinai, a espada de bambu usada no Kendo. São trabalhos de encher os olhos acompanhados de explicações nas paredes.  A peça principal é a instalação feita por Chikuunsai IV Tanabe, chamada Conexão, na qual 5 mil tiras de bambu se entrelaçam com delicadeza e ao mesmo tempo grandiosidade, mostrando a força, a circulação de energia quando duas pessoas ou duas culturas se cruzam.

O Japan House é mais um espaço com uma proposta incrível e cheia de opções para que ocorra essa conexão entre culturas. É um lugar que vale a pena conhecer e ficar ligado a todos os eventos (parece que terá cerca de 9 exposições até o final do ano!).

Informações

Endereço
Avenida Paulista, 52

Horário de Funcionamento
Terça a sábado: 10h às 22h Domingos e feriados: 10h às 18h
Segundas: fechado.

Ao lado esquerdo tem uma foto de Danielly, com kimono branco. Ao lado esquerdo está escrito Danielly Stefanie tem 23 anos, publicitária, faixa roxa em karatê no estilo Shorin-ryu e faixa azul em Kobudo. Estudante de japonês e ama estudar sobre a cultura japonesa e okinawana.

Você pode gostar também

0 comentários

Citação

Está escrito com uma fonte tipo nanquim: Karatê é um estilo de vida. Essa frase é de Kenwa Mabumi

Fanpage

Dojo