Festival do Japão 2017

12:55

Créditos: Aldo Shiguti/Jornal Nippak

O Festival do Japão de 2017 ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de julho trazendo muitas apresentações e manifestações da cultura japonesa. É o terceiro ano que tenho o prazer de visitar a feira que conta com diversas barracas de produtos, comidas, workshops e lazer voltado para a japoneses, descendentes e não-descendentes. O tema desse ano foi “20 Anos de Integração, Harmonia e Cultura, que incluem você!" que mostra a trajetória do festival desde seu início até seu crescimento ao longo dos anos.

A escola de kobudo, a qual fazemos parte, a Okinawa Kobudo Jinbukai, abriu as apresentações de domingo no palco Vermelho e Branco demonstrado habilidade e força. Apresentamos kata e bunkai de diversas armas como o bo (bastão longo), tonfa (cacetete), sai, eku (remo) e kama (foice). Segue alguns vídeos:



Depois da apresentação veio um dos momentos mais esperados: provar os vários pratos regionais das 47 barraquinhas de cada província do Japão. O mais difícil é escolher por conta de tanta opção e também enfrentar as filas, já que a praça de alimentação ficou praticamente lotada o dia inteiro. 


A nossa escolha foi a "sopa dos samurais", o Houtou, da província de Yamanashi. Takeda Shingen, um senhor feudal, fazia Houtou para dar energia a seu exército de samurais, por isso ficou conhecida dessa forma. A sopa é feita com macarrão tipo udon, abóbora japonesa, cenoura, inhame, shiitake, cebolinha, pernil, hondashi, misso, kamaboko e vários temperos. É muito saboroso e o tamanho é suficiente para dar saciedade. De sobremesa, comemos um dos nossos doces favoritos, o ichigo daifuku, feito de mochi (pasta de arroz), feijão doce e com um morango no meio.

Créditos: Aldo Shiguti/Jornal Nippak

Os dois palcos contaram com diversas apresentações tanto tradicionais como modernas, como danças, taiko, artes marciais, cosplay, radio taisso, cantores e atrações internacionais. Os stands também são dos mais variados como de carros, motos, produtos relacionado a anime/mangá, joias, utensílios de cozinha, decoração, também tem os workshops de shodo, origami, kirigami, sumi-e e área para idosos, crianças e pessoas com deficiência. 

Para quem gosta de cultura japonesa, para curiosos ou quem gostaria de conhecer mais sobre, o Festival do Japão é uma ótima opção. Se você não conseguiu ir esse ano, fique atento as datas do ano que vem, principalmente por ser o 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil! 

Ao lado esquerdo tem uma foto de Danielly, com kimono branco. Ao lado esquerdo está escrito Danielly Stefanie tem 23 anos, publicitária, faixa roxa em karatê no estilo Shorin-ryu e faixa azul em Kobudo. Estudante de japonês e ama estudar sobre a cultura japonesa e okinawana.

Você pode gostar também

0 comentários

Citação

Está escrito com uma fonte tipo nanquim: Karatê é um estilo de vida. Essa frase é de Kenwa Mabumi

Fanpage

Dojo